domingo, 8 de janeiro de 2012

EM MARINGÁ, NO ENPJ - DIÁRIO DE BORDO DIA 07 DE JANEIRO DE 2012

Em nosso quarto dia de viagem despertamos em Maringá com o motorista perguntando o endereço do encontro, às 4h da madrugada. Conseguimos o endereço exato através de umas ligações e do mapa disponibilizado na internet. Ao entrarmos na área do centro Bom Pastor fomos recebidos por uma pessoa que disse que só teríamos dormitório disponível pela parte da manhã. Alguns jovens do Pará, Piauí e Maranhão saíram do ônibus e fizeram um momento de animação cantando os hinos da PJ em frente à capela.
Depois apareceu uma jovem de Maringá que nos recepcionou dando-nos boas vindas e explicando sobre o fato de só podermos nos alojar no dia seguinte devido os dormitórios ainda estarem sendo organizados de acordo com os regionais e seus delegados inscritos. Pediu ainda a compreensão devido eles não estarem nos esperando chegar nesse horário e para descansarmos que de manhã seriamos encaminhados aos dormitórios.
De manha as 7h levantamos para a oração do Oficio Divino Juventude (ODJ) que foi rezado em frente a capela do instituto Bom Pastor, sendo que os estados do Pará (Regional Norte 2), Piauí (Nordeste 4) e Maranhão (Nordeste 5) foram os primeiros a chegar em Maringá para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Já na oração da manha tivemos a presença da coordenação organizadora local do encontro e da coordenação e assessoria nacional da PJ. Após a oração do ODJ ficou um pequeno impasse sobre o horário que ficaríamos em nossos dormitórios e sobre o café da manhã e almoço depois de muitas conversas ficou decidido que ficaríamos no local do encontro em um local provisório até a equipe terminar de organizar a distribuição dos dormitórios e que iríamos tomar o café e almoçar normalmente no local. Chegar a Maringá antes do horário previsto mesmo tendo saído com 8 horas de atraso foi surpresa pra todos, tivemos uma viagem cansativa e desgastante, porém bem tranqüila e Deus iluminou e guiou os motoristas e chegamos bem sem problema algum.
Após o café muito gostoso por sinal conseguimos um local onde pudemos tomar um banho maravilhoso, uma cama para descansar, um local para recarregar os aparelhos telefônicos e notebooks bem como conversar com os familiares e amigos com mais calma. A seguir todos se acomodaram, alguns foram descansar outros resolveram ir dar uma volta para conhecer a cidade de Maringá e outros ficaram acessando a internet e conhecendo o local do encontro. Depois fomos almoçar e após o almoço chegaram os jovens delegados do estado da Bahia e de Manaus. Ao chegarem todos se apresentaram e depois fomos fazer nosso credenciamento, após o credenciamento fomos para nossos dormitórios definitivos. E pudemos guardar nossas coisas e nos organizar melhor.
Depois que todos estavam acomodados foram conhecer melhor o local do encontro, a loja da PJ, os locais onde os outros ficaram hospedados. Depois fomos tomar banho e aguardar o jantar, como aqui esta no horário de verão tudo é com uma hora de antecedência com relação ao Pará, inclusive a janta. Depois de jantarmos fomos dar uma volta em Maringá.
Ao retornamos ao centro Pastoral Bom Pastor encontramos a juventude reunida dos vários regionais fazendo um momento de animação, com muita musica, coreografia, cantos. Cada estado mostrando um pouco de sua cultura. Nós mostramos o carimbó. Após inúmeras coreografias, musicas e cantos todos foram para seus quartos descansar. Ainda não estão presentes todos os delegados inscritos no 10º ENPJ, mas já podemos sentir o calor, a alegria, o amor, a amizade, a paz a felicidade e a esperança que contagia a todos. É um momento impar na PJ do Brasil e a juventude aqui presente mostra seu protagonismo e se coloca e reafirma que somos igreja jovem e que na ciranda da vida nosso sonho é amar sem medidas.