segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EM MARINGÁ, NO ENPJ - DIÁRIO DE BORDO DIA 08 DE JANEIRO DE 2012

Iniciamos este dia sendo despertado pela equipe local chamando para tomar café, ainda não nos acostumamos com o fuso horário. Fomos tomar café e logo após seguimos para a capela onde em sintonia com toda a juventude brasileira rezamos o Oficio Divino da Juventude (ODJ) sendo coordenado por um paraense da Diocese de Marabá do Regional Norte 2, o jovem Edilson Godim. É muito animador, muito revigorante ver toda a PJ do Brasil sendo representada por seus estados e regionais. O clima do oficio bem de como todo o espaço do encontro é de muita alegria, reza, cantos, musicas, animação, festa, partilha de conhecimento, amizade, cuidado com o outro, companheirismo, amor.
Após o oficio retornamos para o local e a coordenação da PJ Regional (Edilson Godim, Pedro Paulo, Rilson Lima e Vaulene Monteiro) reuniram-se para tratar de assuntos referentes a caminhada da PJ no Regional (ampliada, pessoas responsáveis pelos projetos nacionais no regional, atividades previstas para 2012 dentre outras). Definimos também uma pauta para reunir com a delegação da PJ Regional presente no ENPJ, depois fomos almoçar, em seguida reunimos com eles para definirmos alguns pontos referentes ao ENPJ: Noite Cultural (apresentar o Círio de Nazaré,  a dança do carimbó, o Melody) para a noite de partilha ficou definido que seria partilhado: o Tacacá, o Cupuaçu, a farinha, a cerâmica marajoara, dentre outros da nossa cultura, o Açaí não foi possivel trazer devido a viagem ter sido demorada. Este encontro esta sendo uma experiência maravilhosa, cada momento, cada atividade, cada palavra, cada sorriso, cada partilha, cada acolhida aproxima e transforma Maringá-PR em nossa casa, na CASA DA JUVENTUDE BRASILEIRA que faz sua morada aqui durante esses dias (8 a 15) do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Depois todos fomos descansar e em seguida tomar banho e jantar pois as 18:30h, saímos para a catedral de Maringá que é um ponto turístico por ser o segundo maior monumento da America do Sul e o décimo mais alto do mundo. Saímos de ônibus disponibilizado pela equipe organizadora do ENPJ e chegamos na catedral e a missa foi preparada especialmente para a juventude, especialmente para a abertura do décimo ENPJ, tivemos a presença de seis bispos e cerca de 30 padres celebrando a missa e mais de 800 jovens. Dom Eduardo Bispo foi quem presidiu a missa. Foi muito marcante e animada onde a juventude pejoteira pode mostrar seu protagonismo jovem, seu rosto de igreja jovem, afirmando que “Somos Igreja Jovem”. Foi muito forte o canto “É Jesus nosso pão de igualdade viemos pra incomodar com a luta sofrida do povo quer ter voz, vez e lugar”. A juventude com isso vem afirmar seu protagonismo jovem, buscando conquistar cada vez mais sua voz, vez e lugar. Após a missa alguns jovens fizeram um momento de animação cantando as musicas da PJ enquanto aguardavam o ônibus, aproveitaram também para tirar algumas fotos. Já no ônibus retornando ao local do encontro vínhamos cantando desde a catedral de Maringá. Ao chegarmos ficamos cantando no pátio se integrando com a cultura dos outros estados, especificamente com a juventude do Piauí que partilhou conosco alguns alimentos, depois fomos dormir visto que a programação do dia seguinte iria começar bem cedo.